Frente fria avança e deixa dia encoberto nos estados da Região Sul

30/11/2011 - 9h07

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

 

Curitiba – Uma frente fria avança pelos estados da Região Sul e deixa o dia hoje (30) encoberto. Há probabilidade de pancadas de chuva, trovoadas e risco de temporais. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é chuva forte e queda de granizo em áreas isoladas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Deve chover na região até sexta-feira (2).

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) registrou a formação de um ciclone no oceano, a leste da província de Buenos Aires, do Uruguai e Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, os ventos ficarão mais intensos no litoral gaúcho. O mar está agitado na costa dos três estados do Sul. As ondas  apresentam altura de até 1,5 metro na região costeira.

No Paraná, segundo o serviço de meteorologia do estado (Simepar), a manhã desta quarta-feira tem tempo estável, com céu claro em praticamente todo o estado. As temperaturas elevam-se rapidamente em todas as regiões, com os termômetros já superando os 20 graus Celsius (°C). A partir da tarde, a possibilidade de chuvas aumenta em todo o Paraná, com temporais isolados.

As temperaturas estão elevadas também em Santa Catarina, com máximas de 28 a 34°C , sem vento. No oeste e meio oeste, o tempo segue mais aberto com predomínio de sol. Já da serra ao litoral, o tempo continua instável com nebulosidade variável e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas entre a tarde e o início da noite. O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri) alerta que com a chegada da frente fria ao estado entre a tarde e a noite, há risco de temporais com ventos de até 100 quilômetros por hora e granizo isolado.

Edição: Lílian Beraldo