Campanha de prevenção de câncer de pele mobiliza 16 hospitais em São Paulo

26/11/2011 - 16h43

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Dezesseis hospitais do estado de São Paulo participaram hoje (26) da 13ª edição da Campanha Nacional de Prevenção de Câncer de Pele, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Cerca de 5 mil pessoas passaram por atendimento especializado para tirar dúvidas e fazer o diagnóstico do tipo de câncer mais comum no país.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), 25% de todos os tumores registrados no país são de pele. Só neste ano, o Inca estima que 113 mil novos casos sejam diagnosticados no Brasil.

Apesar de frequente, o dermatologista Aldo Toschi, diretor de Comunicação do SBD, disse que a cura do câncer de pele é relativamente simples. Tumores que geralmente surgem no rosto, braços ou costas dos pacientes podem ser removidos em uma cirurgia simples. Contudo, para que a chance de cura seja grande, é importante que o diagnóstico seja feito o mais breve possível.

“É justamente por isso que fazemos a campanha”, complementou Toschi, que neste sábado prestou atendimento no ambulatório do Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer (IBCC), na região leste da capital paulista. “Queremos diagnosticar um tumor o mais cedo possível ou tirar qualquer peso ou dúvida de quem está preocupado por causa de sua pele”, disse.

A dona de casa Joana Elza Gerber, 62 anos, foi uma das que foram ao IBCC nesta tarde. Ela conta que, de um tempo para cá, tem notado que muitas verrugas têm aparecido em sua pele. Por isso, decidiu consultar um dermatologista da campanha. “Para passar por um médico especialista pelo SUS [Sistema Único de Saúde], leva quase um ano. Aqui, foi na hora”, disse ela.

De acordo com Toschi, de todas as pessoas que foram ao mutirão, cerca de 5% apresentou algum indício de tumor. Essas pessoas foram encaminhadas para um dermatologista para que possam realizar exames mais detalhados e, caso necessário, inicie um tratamento.

Dona Joana, assim como a grande maioria das pessoas atendidas neste sábado, não apresentou qualquer problema no exame. Mesmo assim, recebeu a recomendação para que fiquem atentas a qualquer outra alteração na pele.

Segundo Toschi, pintas, sardas ou manchas de pele podem ser o início de um tumor. Caso elas aumentem muito de tamanho ou comecem a se tornar feridas, um médico deve ser consultado.

Toschi disse ainda o a exposição ao sol é a principal causa de câncer de pele. Por isso, é importante o uso de filtro solar e que se evite tomar sol das 10h às 16h.

Edição: Fernando Fraga