Alunos e professores do ensino técnico fluminense vão receber capacitação em marcas e patentes

25/11/2011 - 18h19

Da Agência Brasil
 

Rio de Janeiro – Os cerca de 250 mil alunos da rede de ensino técnico fluminense vão receber capacitação na área de marcas e patentes. Com esse objetivo, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) assinaram hoje (25), na Associação Comercial do Rio de Janeiro, um convênio que prevê também a disponibilização de um ambiente virtual que permitirá o ensino de propriedade intelectual a distância.

De acordo com o presidente do Inpi, Jorge Ávila, os alunos das escolas técnicas terão acesso ao conteúdo programático sobre como proteger, negociar e adquirir tecnologias necessárias para desenvolver o trabalho. "A ideia é desenvolver na sociedade toda uma percepção de que é possível e desejável gerar valor econômico, por meio do esforço intelectual", disse.

O presidente da Faetec, Celso Pansera, disse que o convênio também tem o objetivo de capacitar os professores para fazer com que o aluno saia da escola sabendo que se produzir qualquer conhecimento, invenção, em uma linha de produção ou em processo de montagem, pode reivindicar aquilo para obter benefícios próprios.

"Muitas vezes o aluno não tem noção de que aquele detalhe que ele mexeu em uma máquina, em uma solda, pode ser de fato, um novo produto. O que nós queremos é que ele tenha essa noção e passe a considerar isso de fato um processo produtivo que gera renda, que gera emprego".

 

Edição: Aécio Amado