PF vai ouvir ainda hoje três representantes de empresa responsável por vazamento de óleo na Bacia de Campos

23/11/2011 - 14h09

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Polícia Federal (PF) espera ouvir até o fim do dia de hoje (23) três representantes da petroleira Chevron, empresa responsável pelo vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, no norte fluminense. De acordo com a assessoria de imprensa da PF, o depoimento de um quarto funcionário, que estava marcado para a manhã de hoje (23), foi remarcado por seu advogado, mas a nova data não foi divulgada.

Segundo o delegado de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal, Fábio Scliar, responsável pelas investigações, a expectativa é que até sexta-feira (25) sete funcionários prestem declarações na superintendência do órgão, na Praça Mauá, zona portuária do Rio.

Eles serão questionados sobre detalhes técnicos que tenham contribuído para o derramamento de óleo e ainda sobre suspeitas de contratação ilegal de estrangeiros para trabalhar no Brasil.

O vazamento começou há cerca de 15 dias, provocando uma mancha no mar que, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), está diminuindo. O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, no entanto, afirmou que "bolas de piche" chegarão a algumas praias do Sudeste em até um mês e meio.

A empresa Chevron já foi multada em R$ 50 milhões pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

 

Edição: Lílian Beraldo