Médicos dizem que manifestantes da Praça Tahrir foram asfixiados por gás tóxico

23/11/2011 - 15h12

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Médicos do Egito que prestaram atendimento a manifestantes da Praça Tahrir, no Cairo, disseram que muitos foram alvo de gases tóxicos, lançados por policiais para conter os protestos contra o regime de transição egípcio. Foi o quinto dia consecutivo de manifestações no país. Os manifestantes exigem o fim do poder da Junta Militar que assumiu o governo em fevereiro, com a queda do ex-ditador Hosni Mubarak.

O chefe do Conselho Supremo da Forças Armadas, Hussein Tantawi, informou que estão garantidas as eleições parlamentares do dia 28 e as presidenciais, até junho de 2012. Porém, os manifestantes cobram a antecipação das eleições presidenciais para antes de abril de 2012.

Organizações não governamentais estimam que, desde sábado (19), 33 pessoas morreram e mais de 2 mil ficaram feridas. O Prêmio Nobel da Paz de 2005 e candidato à Presidência da República, Mohamed El Baradei, classificou os confrontos no Egito como “massacre”.

Os manifestantes acusam a Junta Militar de manter antigas práticas. No Egito, os militares têm privilégios que não são concedidos aos civis, como benefícios para compra de imóveis residenciais e salários mais elevados.

*Com informações da RFI, emissora pública de rádio da França

Edição: Vinicius Doria