Procurador de tribunal internacional vai à Líbia para definir normas de julgamento de filho de Khadafi

22/11/2011 - 8h47

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luís Moreno-Ocampo, confirmou hoje (22) que se reunirá com o Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia para definir o julgamento de Seif Al Islam, filho do ex-presidente líbio Muammar Khadafi. Islam foi capturado no dia 19 ao tentar fugir do país por meio da fronteira com o Níger.

"Vou falar com representantes dessas autoridades e pedir para ser informado dos procedimentos que tenham a intenção de aplicar", disse Moreno-Ocampo, em comunicado.

O TPI quer julgar os colaboradores de Khadafi capturados pelo novo governo líbio. A iniciativa tem o apoio de organizações não governamentais, como a Human Rights Watch. As autoridades líbias, entretanto, insistem que os julgamentos devem ser feitos no país e conduzidos por elas.

Moreno-Ocampo e o procurador adjunto, Fatou Bensouda, lideram a delegação que se reunirá com as autoridades líbias. Além do caso de Seif Al Islam, eles analisarão também o do ex-chefe dos Serviços Secretos da Líbia Abdallah Al Senoussi, cuja captura não foi confirmada.

Em 27 de junho, o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de detenção para a captura de  Kadhafi, de Islam e Senoussi por suspeitas de crimes contra a humanidade cometidos em fevereiro deste ano durante a repressão às manifestações na Líbia. As autoridades líbias já anunciaram a intenção de julgar os dois homens, ignorando os apelos da comunidade internacional.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa    //   Edição: Lílian Beraldo