Programa Transporte na Copa começa a preparar profissionais do setor para o Mundial de 2014

21/11/2011 - 13h34

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Mais de 380 mil profissionais do setor de transporte das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 deverão receber qualificação profissional por meio do programa Transporte na Copa, lançado hoje (21), em Brasília. O objetivo é desenvolver e reforçar conceitos de direção segura, qualidade na prestação de serviços, cidadania, meio ambiente, turismo, marketing pessoal e profissional, conversão de moedas e comunicação eficaz em português, inglês e espanhol.

O programa é uma iniciativa do sistema Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), vinculado à Confederação Nacional do Transporte (CNT). Em Brasília, serão beneficiados 19 mil trabalhadores, entre taxistas, motoristas de ônibus urbano e de turismo, cobradores, agentes de bordo e de turismo e atendentes do setor de transporte em geral.

Para a presidente do Sindicato dos Taxistas de Brasília, Maria Bonfim, conhecida como Mariazinha, o programa dará uma grande contribuição para o aprimoramento profissional da categoria. “O taxista é o cartão de visitas de uma capital, já que recebe os primeiros turistas que chegam a Brasília”, destacou. “Eles também são formadores de opinião: com o conhecimento que têm, vão mostrando e divulgando tudo de bom que Brasília tem. Com isso o turista vai embora satisfeito, com uma boa imagem da cidade”, acrescentou.

Segundo Mariazinha, os cursos de inglês e espanhol são os mais importantes para os taxistas, que participaram de outros cursos de aperfeiçoamento profissional por meio de uma parceria do sindicato com o sistema Sest Senat. Ela acredita que, dos 7 mil profissionais do setor, pelo menos 70% (4.900) devem participar da capacitação oferecida pelo Transporte na Copa.

Os cursos serão realizados durante os próximos três anos. Além de Brasília, as atividades do programa estão previstas para as cidades do Rio de Janeiro, de Natal, Recife, Fortaleza, de Belo Horizonte, Cuiabá, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Manaus e Salvador.

O Transporte na Copa oferece materiais didáticos aos participantes, sendo variáveis a carga horária e a modalidade – presencial ou a distância – conforme a área de formação. Todos os cursos são gratuitos e em Brasília as inscrições devem ser feitas na unidade Sest Senat em Samambaia. Outras informações podem ser obtidas no portal www.sestsenat.org.br/transportena copa.

Edição: Juliana Andrade