Manifestantes permanecem na Praça Tahrir após choques com a polícia

20/11/2011 - 16h29

Da BBC Brasil


Brasília – Milhares de manifestantes permanecem neste domingo (20) na Praça Tahrir, no centro do Cairo, apesar de uma tentativa violenta da Polícia Militar de retirá-los e acabar com o protesto iniciado na sexta-feira (18). Pelo menos três pessoas morreram nos choques de hoje. Cenas de batalhas foram vistas na praça durante boa parte do dia.

Os choques começaram quando manifestantes arremessaram pedras em direção ao prédio do Ministério do Interior, vizinho à praça. A polícia respondeu com gás lacrimogênio. Os manifestantes retornaram, então, à praça, gritando palavras de ordem, apenas uma hora após a ação da tropa de choque.

Violentos confrontos ocorrem há dois dias na capital e em outras cidades egípcias. Jornais egípcios chamam os eventos de “a segunda revolução”, comparando-os aos protestos que culminaram com a queda do presidente Hosni Mubarak em fevereiro.

A uma semana das primeiras eleições parlamentares desde a queda de Mubarak, os manifestantes protestam contra um rascunho de constituição que, que segundo eles, permitiria aos militares manter muito poder após a eleição de um governo civil.

Eles exigem que o líder do governo militar do Egito, marechal Hussein Tantawi, renuncie e seja substituído por um conselho civil.

A violência no Cairo começou no sábado (19), quando a polícia tentou retirar manifestantes da praça após protestos na sexta-feira. Dois manifestantes foram mortos no sábado, um no Cairo e outro em Alexandria.

Cerca de 750 pessoas ficaram feridas, 40 delas das forças de segurança, segundo a TV estatal egípcia. No sábado, manifestantes incendiaram um prédio e um carro da polícia