Ministro da Educação participa de congresso de metalúrgicos e diz que Pronatec “vai fazer história”

19/11/2011 - 17h39

Elaine Patricia Cruz e Marcelo Zanini
Repórteres da EBC

São Bernardo do Campo - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi o principal assunto abordado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao falar hoje (18) para sindicalistas no 7º Congresso do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

O Pronatec, segundo o ministério, tem o objetivo de expandir e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Em entrevista à TV Brasil, o ministro disse que o programa “vai fazer história”.

“Ele [Pronatec] prevê a expansão das escolas técnicas federais, o apoio federal aos governos estaduais que quiserem ampliar sua rede própria de escolas técnicas, como é o caso do [Centro] Paulo Souza aqui em São Paulo; a parceria com o Senai e Senac para que eles ampliem suas atividades, sobretudo atendendo a estudantes do ensino médio; e ao trabalhador desempregado, para que ele possa se qualificar e ocupar uma vaga no mercado de trabalho. O programa é muito abrangente e dialoga muito com a agenda dos trabalhadores”, disse o ministro.

Após o evento em São Bernardo do Campo, Haddad esteve no Diretório Municipal do PT, em São Paulo, que deve homologar sua candidatura à prefeitura da capital paulista nas eleições do próximo ano.

 

Edição: Aécio Amado