Cameron e Merkel se reúnem para discutir a crise da dívida dos países da zona do euro

18/11/2011 - 9h21

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, reúnem-se hoje (18), em Berlim, para discutir a dívida dos países da zona do euro. Nos últimos dias, autoridades alemãs e britânicas divergiram sobre as medidas que devem ser adotadas para enfrentar a crise econômica internacional.

A Alemanha cobra mais integração dos países da União Europeia e quer implementar a chamada Taxa Tobin – imposto sobre operações no mercado financeiro. Mas a Grã-Bretanha defende que o bloco seja mais flexível e considera a taxa injusta e desproporcional. Os britânicos temem que se a taxa for adotada apenas na Europa, investidores vão abandonar Londres em busca de mercados mais baratos.

Na Grécia e na Itália, os novos governos tentam implantar medidas internas para atender às exigências da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) com o objetivo de receber ajuda para o pagamento das dívidas. Na Espanha, o governo do primeiro-ministro José Luis Zapatero tem as atenções voltadas para as eleições de domingo (20).

*Com informações da BBC Brasil

Edição: Talita Cavalcante