Universitários da Colômbia encerram mais de um mês de greve, mas mantêm o alerta

17/11/2011 - 7h00

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Há um mês e quatro dias em greve, os estudantes da Colômbia anunciaram ontem (16) à noite o fim da paralisação, que começou em 12 de outubro. A greve paralisou as principais universidades do país. Os estudantes temem eventuais mudanças no ensino superior, que estão em fase de estudo pelo governo do presidente Juan Manuel Santos.

A decisão de encerrar o protesto foi tomada depois que o Congresso da Colômbia definiu, por unanimidade, o arquivamento do projeto de reforma do sistema educacional, que motivou as manifestações. No entanto, os representantes dos estudantes lembraram que a volta às aulas será gradual e de acordo com cada região do país.

Os estudantes disseram que as manifestações continuarão e que se o governo não cumprir as garantias oferecidas nas negociações, o movimento será reiniciado. A próxima manifestação deve ocorrer no próximo dia 24.

O presidente da Colômbia reafirmou que o governo está disposto a dialogar com os estudantes. “É um convite aberto a todos aqueles que protestam, de sentar conosco e outros parceiros do setor. O objetivo é conversar sobre as necessidades do ensino superior, ponto a ponto. Nesse debate aberto, todos querem resolver os problemas”, disse Santos no último dia 10.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto