Policiais norte-americanos descobrem mais um túnel na fronteira com o México

17/11/2011 - 8h02

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades dos Estados Unidos confirmaram ter encontrado um túnel ligando a  fronteira do país com o México, cuja principal função era o transporte de drogas. A descoberta levou à prisão de 15 pessoas ligadas ao cartel Los Zetas, um dos dez mais atuantes no México, que lida com o tráfico de drogas, de pessoas e de armas.

De acordo com as autoridades norte-americanas, foram apreendidas 14 toneladas de maconha que estavam escondidas no túnel. O canal ligava a cidade norte-americana de San Diego à mexicana de Tijuana.

No mesmo dia, em Chicago, nos Estados Unidos, policiais norte-americanos apreenderam US$ 13 milhões em dinheiro proveniente do tráfico de drogas e 250 quilos de cocaína. Na operação, 15 pessoas acusadas de tráfico de drogas e ligação com o cartel Los Zetas foram presas.

O cartel Los Zetas foi criado e é dirigido por ex-militares de unidades de elite do Exército mexicano. É considerado um dos mais violento e cruéis dos dez principais grupos de narcotraficantes do México.

A administração norte-americana das alfândegas e da imigração revelou que, desde 1990, mais de 150 túneis clandestinos foram usados por traficantes de drogas e imigrantes ilegais, que os utilizavam na tentativa de entrar nos Estados Unidos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto