Liga Árabe dá ultimato a Assad para encerrar violência na Síria em três dias

17/11/2011 - 7h36

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo do presidente Bashar Al Assad recebeu hoje (17) da Liga Árabe um ultimato de três dias para encerrar as ações de violência e repressão. Caso desrespeite a ordem, a Síria será submetida a uma série de sanções econômicas, avisaram os líderes árabes.

“A Liga Árabe estabelece três dias ao governo sírio para encerrar a repressão sangrenta contra a população civil. Mas se Damasco [referindo-se à Síria] não aceitar cooperar com a Liga Árabe, serão impostas sanções econômicas ao país”, disse o primeiro-ministro do Catar, Hamad Ben Jassem.

 “Não quero falar em uma última oportunidade para ele [Assad]. Não [quero que ele] pense que se trata de um ultimato, mas estamos quase a atingir o fim do caminho”, acrescentou Jassem.

Desde março, Assad é alvo de protestos na Síria. Os manifestantes se queixam da falta de liberdade, da ausência de respeito aos princípios democráticos e da violação de direitos humanos. As manifestações passaram a ser contidas pelas forças do governo com violência e repressão. A comunidade internacional reagiu, cobrando o fim da violência na Síria, mas o pedido não foi atendido pelas autoridades.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a violência na Síria gerou mais de 3.500 mortos no país. As autoridades impedem a entrada de estrangeiros e da imprensa internacional.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto