Com dois novos membros, Conselho Diretor da Anatel volta a ficar completo

17/11/2011 - 18h28

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os dois novos conselheiros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Marcelo Bechara e Rodrigo Zerbone, tomaram posse hoje (17). Com a entrada dos dois novos membros, o Conselho Diretor da Anatel volta a ficar completo, com cinco integrantes. O colegiado estava com um diretor a menos desde novembro do ano passado, com a saída de Antônio Bedran. No início deste mês, também acabou o mandato do ex-presidente da agência Ronaldo Sardenberg.

Ao tomar posse, Bechara disse que vai continuar buscando a transparência das ações da Anatel e comemorou o início da transmissão das reuniões do conselho diretor a partir da próxima quinta-feira (24). Para Zerbone,os principais desafios da agência são a aproximação com os consumidores e a promoção do aumento da concorrência em todos os serviços de telecomunicações.

O presidente da Anatel, João Rezende, ressaltou a importância de o conselho diretor estar completo para acelerar as decisões. “Vamos fazer tudo para que haja celeridade nas decisões que afetam o setor”. Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, com o conselho completo, a expectativa é aumentar a cooperação entre o ministério e a Anatel, sempre respeitando a autonomia da agência. “Quem vota e quem decide são os conselheiros, mas isso não impede que possamos ter trocas de opiniões.”

A indicação dos dois conselheiros foi aprovada na última terça-feira (8) pelo plenário do Senado. Bechara é pós-graduado em direito da economia e da empresa pela Fundação Getulio Vargas e especialista em direito de tecnologia e atuava como procurador da agência.

Rodrigo Zerbone é formado em direito pela Universidade Federal do Espírito Santo e estava exercendo o cargo de conselheiro jurídico do Ministério das Comunicações.

O novo conselheiro da Anatel também já foi assessor do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Casa Civil da Presidência da República.

Edição: João Carlos Rodrigues