Irã prepara resposta à denúncia de que está desenvolvendo armas nucleares

16/11/2011 - 14h21

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, disse hoje (16) que está sendo preparada uma resposta em forma de relatório para a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). No dia 8, parte de um documento da agência, informando que o programa nuclear iraniano esconde a produção de armas, vazou para a imprensa. A informação foi rebatida pelo governo iraniano. “Foi decidido enviar uma resposta com argumentos ao relatório de [Yukiya] Amano [diretor-geral da Aiea]”, disse Salehi.

O documento, em fase de elaboração, será assinado pelo chefe do programa nuclear iraniano, Fereydoun Abbassi. Nele, segundo o chanceler, o governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, garante que “tem mantido contatos com a Aeia de forma a evitar uma deterioração da situação”.

“A resposta do Irã ao relatório será dada com inteligência e paciência”, disse ele. “Os ocidentais querem ver uma reação precipitada por parte do Irã”, acrescentou, referindo-se indiretamente aos Estados Unidos e seus aliados.

Amanhã (17) e sexta-feira (18), representantes dos 35 países que integram a Aiea se reúnem para analisar o relatório. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, disse, no dia 11, que o governo brasileiro aguarda a análise dos documentos para se manifestar. No entanto, é contrário à adoção de medidas restritivas ou definidas fora do âmbito das Nações Unidas.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Vinicius Doria