Síria deve ter hoje mais um dia de tensão devido a novas manifestações

11/11/2011 - 7h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Síria deve viver hoje (11) mais um dia de tensão. Ativistas contrários ao governo do presidente Bashar Al Assad organizaram manifestações em várias cidades. Os protestos ocorrem no momento em que a Liga Árabe se reúne no Egito para discutir a questão síria. A comunidade tem ratificado o apelo para que Assad busque o diálogo e suspenda as ações repressivas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou, no começo desta semana, que mais de 3.500 pessoas morreram nos confrontos entre manifestantes e policiais em cidades sírias. O governo Assad dificulta a entrada de observadores e jornalistas estrangeiros, portanto os dados são fornecidos por organizações não governamentais locais.

Desde março, Assad é alvo de protestos na Síria. Para a oposição e os manifestantes, o governo sírio tem envolvimento com atos de corrupção e violação de direitos humanos. Também há queixas sobre a ausência de democracia no país. Assad está no poder há 11 anos, depois de suceder o pai Hafez Al Assad.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto