Cresce número de consumidores que pretendem usar décimo terceiro para pagar dívidas

07/11/2011 - 16h35

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – De acordo com pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), 60% dos consumidores pretendem usar o décimo terceiro salário para pagar dívidas, 5,26% a mais que o registrado no levantamento de 2010.

Segundo a pesquisa, 70% dos consumidores têm dívidas no cheque especial e no cartão de crédito, justamente as opções mais caras de financiamento. Os dados mostram que o cartão é responsável por 39% das dívidas dos consumidores (+2,63% sobre 2010); enquanto 37% das dívidas são do cheque especial (+5,71% sobre 2010).

Para a Anefac, o consumidor que optar pelo pagamento de dívidas neste fim de ano estará agindo corretamente, principalmente em relação às dívidas com encargos maiores, como o cartão de crédito (juros de 238,3% ao ano) e o cheque especial (158,3% ao ano). Quitadas as dívidas, a entidade aconselha que as pessoas reservem uma parte do dinheiro que porventura sobrar para as despesas do começo do ano , como pagamento de impostos (IPTU e IPVA, por exemplo) e compra de material escolar.

A pesquisa mostra também que houve redução de 10,53% no número de consumidores que pretendem utilizar o décimo terceiro para compra de presentes, e de 33,33% dos que querem usar o salário extra para a reforma da casa. O levantamento da Anefac mostra ainda que os produtos que mais vão atrair os recursos do décimo terceiro salário são eletroeletrônicos, com 74% dos entrevistados mostraram interesse na compra desse item, celulares (72%) e roupas (68%).

Edição: Vinicius Doria