Nicarágua elege hoje novo presidente e Parlamento

06/11/2011 - 13h48

Da BBC Brasil

Brasília - Os cerca de 3,4 milhões de eleitores da Nicarágua estão participando neste domingo (6) da votação para eleger um novo presidente e representantes no Parlamento. Cinco partidos e alianças participam da disputa, mas as pesquisas de opinião sugerem que o atual presidente Daniel Ortega, do Partido Sandinista (de esquerda), é o favorito.

Ortega chegou ao poder no país pela primeira vez como o líder da Revolução Sandinista de 1979. Depois de perder a eleição presidencial de 1990, ele foi reeleito em 2006 e liderou o país durante um período de crescimento econômico.

As pesquisas sugerem também uma grande distância entre Ortega e o segundo colocado, o candidato conservador do Partido Liberal Independente Fabio Gadea, de 80 anos, uma figura de destaque no setor de rádios da Nicarágua. Em terceiro lugar está o ex-presidente conservador Arnoldo Aleman. De acordo com os resultados destas pesquisas, Ortega já ganharia as eleições no primeiro turno.

A Organização dos Estados Americanos enviou 65 pessoas para monitorar as eleições no país e a União Europeia também enviou seus monitores, além dos 20 mil observadores nicaraguenses.