Presidente grego vai convocar "de imediato" os líderes partidários para governo de coalizão

05/11/2011 - 16h22

Da Agência Lusa

Brasília - O presidente da Grécia, Karolos Papoulias, vai "convocar de imediato" os líderes dos partidos políticos para discutir as "oportunidades de colaboração", a pedido do primeiro-ministro, George Papandreou, que procura formar um governo de coalizão, conforme anunciou hoje (5) o governo grego. A data e o horário da reunião ainda não foram divulgados, segundo nota do porta-voz oficial, Ilias Mossialos.

O líder da oposição conservadora grega, Antonis Samaras, voltou a recusar o convite do primeiro-ministro para formar um governo de coalizão. "A questão é saber se Samaras tem por objetivo apoiar esse esforço nacional ou se está à procura de álibis", acrescentou Mossialos.

O porta-voz sublinhou ainda o apelo a todos os partidos e, em particular à primeira formação da oposição, para demonstrarem um "espírito construtivo". Mossialos reforçou que o governo rejeita as eleições antecipadas por considerá-las "catastróficas". Antonis Samaras, por sua vez, insiste na exigência de um escrutínio no início de dezembro.

O dia de hoje (5), em Atenas, foi marcado por intensas negociações políticas. A agência Lusa acrescentou que, com a formação de um novo governo de coalizão, liderado pelo Partido Socialista Pan-Helênico (PASOK), o nome mais provável para o cargo seria o do atual ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, da ala da "esquerda intelectual".