Cúpula do G20 teve sucesso relativo, diz presidenta

04/11/2011 - 14h54

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Após dois dias de discussões na Cúpula do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), na cidade francesa de Cannes, a presidenta Dilma Rousseff disse que a reunião teve “sucesso relativo”. Segundo Dilma, a preocupação central do encontro foi a estabilidade global, e ficou claro que tal situação não será alcançada sem a busca do crescimento.

“Foi uma reunião que teve o mérito de colocar na ordem do dia, mais uma vez, a força do G20 no que se refere ao apoio, ao auxílio e à sustentação de políticas anticrise imediatas, de políticas que se dispõem a dar sustentação ao conjunto do sistema. É um sucesso relativo, na medida em que os países da zona do euro deram um passo à frente na forma de enfrentar a crise”, ressaltou Dilma, em entrevista coletiva concedida hoje (4), ao final do encontro.

Dilma fez um breve relato sobre os encontros bilaterais que teve ao longo dos dois dias da cúpula. Com a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, a presidenta falou sobre as relações comerciais com o país e se comprometeu a visitá-lo em março do ano que vem. As duas chefes de governo decidiram também enfatizar a importância ds pequena e média empresas no Ano Brasil-Alemanha, que ocorrerá no período 2013-2014.

No encontro com os líderes japoneses, um dos temas em pauta foi o trem-bala. Com representantes de movimentos sindicais, a presidenta conversou sobre o desemprego e a piora das condições de trabalho.

A crise financeira mundial, a dívida dos países europeus e o resgate da Grécia, cuja economia enfrenta um período de dificuldades, foram os assuntos dominantes nas discussões da cúpula, em Cannes.

Edição: Nádia Franco