Empresários americanos protelam investimentos por falta de confiança na economia do país, diz Ipea

03/11/2011 - 20h17

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A instabilidade financeira tem provocado o adiamento de projetos nos Estados Unidos, o que dificulta ainda mais a recuperação americana, avaliou hoje (3) o assessor técnico da Presidência do Instituto de Pesquisa e Econômica Aplicada (Ipea), Lucas Ferraz, ao comentar documento produzido pelo órgão em que analisa o cenário econômico global com enfoque do papel dos Estados Unidos, da Europa e da China no contexto da crise.

Segundo a análise técnica feita pelo órgão, os empresários americanos continuam inseguros com a situação econômica do país. “Os empresários não têm confiança na economia americana e, por isso, protelam os projetos de investimento no país”, disse, ao apresentar o estudo.

Na opinião de Ferraz, essa insegurança é reflexo do baixo consumo interno e do aumento do número de desempregos, fatos que geram “falta de perspectiva de crescimento robusto para os próximos anos”. Desde 2007, cerca de 7 milhões de pessoas perderam seus postos de trabalho nos Estados Unidos. O número fez com que o índice de desemprego praticamente dobrasse no período, saltando de 4,6% para 9,1%. “O baixo desempenho econômico teve influências intensas no desemprego”, avaliou Ferraz.

O cenário de crescimento econômico continua pessimista também na Europa. O Ipea vislumbra expectativa de crescimento medíocre para o continente nos próximos anos, em meio ao momento delicado provocado pela instabilidade financeira mundial.

Edição: Lana Cristina