Arquivo Nacional inaugura mostra Viagens Italianas

03/11/2011 - 17h54

 

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Como parte da programação do Momento Itália-Brasil 2011/2012, o Arquivo Nacional inaugura hoje, às 18h, a exposição Viagens Italianas. Compõem a mostra mais de 400 documentos e imagens que registram a cultura e a história da Itália e sua relação com o Brasil, em diferentes épocas. A exposição, com entrada franca, abre para o público amanhã (4) e fica em cartaz até 10 de fevereiro de 2012.

O principal módulo é o que trata da imigração italiana para o Brasil, do século 19 até a década de 1940. Nesse período, a Itália foi responsável por 35% do fluxo migratório para o Brasil, que hoje abriga a maior colônia de orgiem italiana do mundo, com cerca de 30 milhões de pessoas.

“São documentos de registro de entrada, saída e expulsão, que muitas vezes poderiam até parecer um pouco frios ou impessoais, mas que contam a vida desses imigrantes, suas expectativas, profissões e procedência na Itália”, disse a historiadora Cláudia Heynemman, uma das curadoras da exposição, juntamente com a também historiadora Renata William Santos do Vale. Segundo ela, embora o expressivo acervo do Arquivo Nacional constitua a base da mostra, há importantes imagens cedidas pelo Arquivo do Estado, de Roma. “São imagens inéditas, que mostram o processo migratório pela visão italiana”.

A campanha do Brasil na Itália durante a 2ª Guerra Mundial é destaque na exposição, com fotos e filmes que pertenceram aos acervos do extinto jornal Correio da Manhã e da Agência Nacional, hoje de posse do Arquivo Nacional. Também nesse módulo, as imagens do arquivo do governo italiano documentam a guerra pelo lado dos fascistas.

Um dos destaques é o conjunto de obras raríssimas do acervo do Arquivo Nacional. “Nós vamos expor pela primeira vez em mais de 50 anos três exemplares de Livros de Horas, manuscritos iluminados* raríssimos do século 15”, ressalta Cláudia Heynemann. Os Livros de Horas eram livros pessoais de orações, produzidos pelos melhores calígrafos e ilustradores da época medieval. A propriedade desses livros era um privilégio dos integrantes da nobreza. Segundo ela, finda a mostra, essas obras não poderão continuar em exposição, “devido ao seu estado de conservação”.

O Momento Itália-Brasil tem como objetivo estreitar as relações culturais e comerciais entre os dois países. O projeto é resultado de um protocolo de intenções assinado em junho de 2010 entre o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi.

Além da exposição Viagens Italianas, o Arquivo Nacional sediará, no âmbito do Momento Itália, o Festival Internacional de Cinema de Arquivo (Recine 2011), que terá como tema a influência da cultura italiana no cinema brasileiro. O Recine será realizado de 7 a 11 de novembro.

 

*Arte que, nos antigos manuscritos, alia a ilustração e a ornamentação, por meio de pintura em cores vivas, de letras iniciais com forma de flores, folhagens e figuras. Em combinações variadas, elas ocupam parte do espaço comumente reservado ao texto e estendendo-se pelas margens, em barras, molduras e ramagens

 

Edição: Aécio Amado