Otan descarta possibilidade de intervenção militar na Síria

31/10/2011 - 12h36

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, descartou hoje (31) a possibilidade de intervenção militar na Síria. “[Essa possibilidade] está totalmente excluída. Não temos qualquer intenção de intervir na Síria”, disse Rasmussem.

Alvo de protestos há sete meses, o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, é condenado pela comunidade internacional pelas ações repressivas na contenção dos protestos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 3 mil pessoas morreram em decorrência dos embates entre manifestantes e forças policiais.

“Obviamente que condeno veementemente a repressão das forças de segurança contra os civis na Síria. Isso é absolutamente escandaloso”, disse Rasmussen. “A única forma de avançar na Síria, como em outros países, é considerar as aspirações legítimas do povo sírio, introduzir reformas democráticas”, acrescentou.

Para Rasmussen, a intervenção da Otan na Líbia não pode servir de referência para uma ação semelhante na Síria. “Assumimos a responsabilidade da operação na Líbia porque houve um mandato claro das Nações Unidas e porque tivemos um apoio forte e ativo dos países da região", disse. “Nenhuma dessas condições está reunida na Síria”.

O secretário-geral da Otan destacou que as situações devem ser analisadas “caso a caso” e que não há “perspectiva global”. “Não temos planos de qualquer intervenção na Síria”, reforçou Rasmussen.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade