Festival em SP quer aproximar público dos processos criativos da dança contemporânea

30/10/2011 - 13h26

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A quarta edição do Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo, que começa na próxima terça-feira (1º), terá o corpo como o foco principal. Serão apresentados 11 trabalhos, de grupos de seis países. Cerca de 400 trabalhos participaram da seleção. As apresentações escolhidas são do Brasil, Uruguai, da Espanha, do Marrocos, da Alemanha, e Holanda.

A gente faz uma grande pesquisa durante o ano todo e traz artistas com esse perfil, de experimentação. São artistas de ponta na dança contemporânea. Este ano, o foco de todos os trabalhos está no corpo. Reflexões e críticas sobre a presença do corpo”, destaca a diretora artística do festival, Adriana Grechi.

Em 2011, pela primeira vez no Brasil, a artista húngara Eszter Salamon apresenta Dance for Nothing, solo que dialoga com Lecture of Nothing, de John Cage. O coreógrafo marroquino Taoufiq Izeddiou volta ao festival com Aataba e com o solo Aaleef, já apresentado na edição de 2008.

Paz Rojo, de Madri, e Cristian Duarte, de São Paulo, apresentam seus mais recentes trabalhos: Lo Que Sea Moviéndose Así e The Hot One Hundred Choreographers. O sueco Jefta van Dinther mostrará Kneeding, trabalho criado em parceria com Fredéric Gies e Thiago Granato.

O festival convidou ainda os brasileiros Michelle Moura, integrante do grupo Couve-Flor, de Curitiba, que apresentará Cavalo, e Marcelo Gabriel, de Belo Horizonte, que  mostrará o trabalho Quando o Sol Brilha Mais Forte a Sombra É Mais Escura.

Desde a primeira edição, o festival procura aproximar o público dos processos criativos da dança contemporânea. Para aumentar o contato entre espectadores e artistas, haverá palestras e oficinas nesta edição. "Estamos organizando quatro oficinas. O que a gente procura é criar mais acesso às informações para que haja um maior entendimento dos trabalhos. Além das oficinas, a gente oferece duas palestras com foco no corpo. Isso vai criando também mais repertório para as pessoas pensarem o que os trabalhos estão propondo”, ressalta Adriana Grechi.

A quarta edição do festival será realizada até o dia 13 de novembro, no Centro de Dança Umberto da Silva, na Galeria Olido, no centro de São Paulo, e no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Todas as atividades do festival são gratuitas.

Edição: Juliana Andrade