Operários da Usina Santo Antônio devem voltar ao trabalho

29/10/2011 - 16h27

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os operários da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, que paralisaram as atividades ontem (28), devem voltar ao trabalho na próxima segunda-feira (31). Uma reunião realizada hoje (29) em Porto Velho entre representantes dos trabalhadores e do Consórcio Construtor Santo Antônio, responsável pela obra, resultou em um acordo que viabilizará a retomada do trabalho.

Na madrugada de ontem, foi registrado um tumulto na canteiro de obras, quando um dos ônibus usados para o transporte dos operários foi incendiado. Os trabalhadores protestavam contra a redução da jornada de trabalho e o corte de horas extras. “A empresa se comprometeu a cumprir todos os 11 pontos que apresentamos”, disse o advogado do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Rondônia (Sticcero), Flávio Orlando, depois da reunião.

Segundo ele, o resultado do encontro será levado à assembleia dos trabalhadores na próxima segunda-feira, e eles devem retomar o trabalho imediatamente. Em nota, o consórcio informou que as atividades foram paralisadas para garantir a segurança dos trabalhadores, depois do tumulto no canteiro de obras.

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio começou a ser construída no Rio Madeira em setembro de 2008. A meta de início de geração de energia é dezembro deste ano. A potência instalada da usina é 3,1 mil megawatts.

Edição: Juliana Andrade