Pelo terceiro dia consecutivo, vendedores ambulantes fazem manifestação na região do Brás

27/10/2011 - 10h45

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Pelo terceiro dia consecutivo, vendedores ambulantes fazem manifestações no bairro do Brás, região central da capital paulista, contra a determinação da prefeitura que os proíbe de montar as bancas na Rua Oriente. De acordo com o diretor do Sindicato dos Camelôs Independentes de São Paulo, Leandro Dantas, o protesto é pacífico, mas a Tropa de Choque da Polícia Militar impede os ambulantes de avançar em passeata.

Hoje temos pelo menos mil manifestantes aqui na Rua Oriente, e o Choque está indo em cima das pessoas porque não quer a manifestação. Vamos continuar com o protesto porque queremos uma posição definitiva da prefeitura. Essa situação está insustentável. Queremos voltar a trabalhar ainda hoje”, destacou Dantas.

As manifestações começaram na madrugada de terça-feira (25) depois que a Polícia Militar impediu a montagem das barracas dos camelôs que não detêm licença para comercializar os produtos na Rua Oriente. As bancas são montadas paralelamente à Feira da Madrugada, que ocupa um local delimitado e permitido pela prefeitura.

De acordo com o major Wagner Rodrigues, do Comando da Polícia Militar Área Centro, a situação no local é calma, e a Tropa de Choque está posicionada com 800 homens para evitar que os manifestantes fechem as ruas principais e impeçam o tráfego, como nos dois dias anteriores. “Nos dias anteriores os camelôs demonstraram não estarem dispostos a cumprir o acordo que fizeram conosco no sentido de não fechar as vias.”

De acordo com o Major Wagner, não houve até o momento registro de vandalismo, feridos nem detidos.

Edição: Talita Cavalcante