CVM alerta sobre pessoas e empresas que atuam ilegalmente no mercado de valores mobiliários

27/10/2011 - 14h31

Christina Machado
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou hoje (27) no Diário Oficial da União um alerta aos participantes do mercado de valores mobiliários e ao público em geral sobre a atuação de pessoas e empresas não autorizadas nesse mercado. Entre elas estão a Powerinvest Negócios & Participações Ltda e os autônomos Marcos Antônio Lopes e Carla Cristiane Moretti Lopes.

De acordo com a CVM, eles não estão autorizados a prestar serviços de administração de carteira de valores mobiliários. O órgão regulador já determinou às pessoas citadas a imediata suspensão das atividades, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, sem prejuízo da responsabilidade pelas infrações já cometidas.

A CVM, como órgão fiscalizador e regulador do mercado de valores mobiliários, atua sempre que detecta eventual oferta irregular de valores mobiliários. E também quando recebe denúncias por meio dos canais de atendimento ao investidor ou, ainda, quando recebe informações de órgãos reguladores de outros países. De acordo com a CVM, a atuação de participantes de forma irregular aumenta o risco dos investidores, diminui a eficiência do mercado, configura competição injusta com os demais participantes regulares e se constitui, por si só, em ilegalidade.

Na página da CVM na internet é possível consultar as listas com os nomes dos participantes habilitados pela autarquia. Além disso, o investidor deve sempre desconfiar de ofertas ou promessas de retorno elevado e sem qualquer risco, alerta a CVM. Também é importante se informar a respeito do histórico e da qualificação do administrador ou gestor da instituição financeira. Em caso de dúvida, o investidor pode acessar os canais de atendimento da CVM na internet ou pelo telefone 0800-722-5354.

Edição: Vinicius Doria