Brasil ganha seis medalhas de ouro no Pan de Guadalajara e mantém segunda colocação

27/10/2011 - 23h55

Da Agência Brasil

Brasília – A conquista das seis medalhas de ouro começou com Diego Hypolito. Ele confirmou o favoritismo na prova do solo na ginástica artística, ficando com a primeira colocação. O ginasta brasileiro agora é bicampeão pan-americano.

O Brasil também foi ganhou ouro hoje no atletismo: Marilson Santos venceu os 10.000 metros, com o tempo de 29 minutos e 64 décimos, e Ana Cláudia Lemos os 200 metros rasos.

Fernando Reis, atleta do levantamento de peso, fez história em Guadalajara. Ele foi o responsável pela primeira medalha de ouro do Brasil na modalidade na história do Pan. Reis conseguiu levantar 410 quilos, na soma das provas de arranque e arremesso.

Mais ouro para o Brasil veio com o judô. Leando Guilheiro, na categoria até 81 quilos, derrotou, por ippon, o porto-riquenho Gadiel Miranda, e com Tiago Camilo que venceu, também por ippon, o cubano Asley Gonzalez.

No futebol feminino, as brasileiras deixaram a vitória escapar nos últimos minutos do segundo tempo, cedendo o empate para o Canadá. Na prorrogação nenhum dos dois times marcou e a decisão foi para os pênaltis, com as canadenses vencendo por 4 a 3.

Com os resultados de hoje, o Brasil chega a 39 medalhas de ouro e está em segundo lugar no quadro de medalhas do Pan, superado apenas pelos Estados Unidos. Com 25 medalhas de prata e 45 de bronze, o Brasil soma 109, no total, enquanto os Estados Unidos têm 202 (78 de ouro, 70 de prata e 54 de bronze). Cuba, na terceira colocação, aproximou-se muito do Brasil. Os cubanos estão com 37 medalhas de ouro, 26 de prata e 32 de bronze, totalizando 95 medalhas.

 

Edição: Aécio Amado