Nova ministra do TCU diz que será implacável no controle do dinheiro público

26/10/2011 - 19h43

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao assumir hoje (26) o posto de ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), a ex-deputada federal Ana Arraes disse que será “implacável” no combate às irregularidades do dinheiro público. No entanto, defendeu que o controle das contas do governo federal não paralise a gestão pública.

“Controle, controle sempre, mas, permitam-me senhores ministros, um controle inteligente, voltado a que o Estado brasileiro cumpra o seu papel de servir à sociedade, ofertando serviços públicos de qualidade”, disse Ana Arraes no discurso de posse. A ministra assume o lugar de Ubiratan Aguiar, que se aposentou em agosto.

Ana Arraes dedicou parte do discurso para homenagear a presidenta Dilma Rousseff, que compareceu à cerimônia de posse, e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ministra disse que Dilma tem feito um trabalho dignificante ao comandar o país com espírito público e firmeza, dando continuidade ao crescimento da economia e a redução das desigualdades sociais. Sobre o ex-presidente Lula, Ana Arraes disse que sua gestão demonstrou talento político e deixou “uma obra administrativa que mudou o Brasil e seu imagem internacional”.

A solenidade foi acompanhada por parlamentares, prefeitos e outras autoridades, entre elas, os presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), filho de Ana Arraes.

Ana Arraes é a segunda mulher a ocupar vaga de ministra no TCU. A primeira foi Élvia Lordello Castello Braco, no período 1987 a 1995. O nome de Ana Arraes para o cargo foi aprovado pelos deputados federais e senadores.
 

Edição: Rivadavia Severo