México descobre grandes reservas de gás natural na fronteira com os EUA

26/10/2011 - 7h16

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades do México confirmaram a descoberta de grandes reservas de gás natural não convencional na fronteira com os Estados Unidos. A descoberta pode aumentar a produção no país de três a seis vezes, segundo o ministro da Energia, Jordy Herrera. Essa região fronteiriça é também a mais violenta do México, onde atuam os cartéis do tráfico de drogas, armas e pessoas.

Herrera disse que a empresa responsável pelo setor de gás, a Petróleos Mexicanos (Pemex), vai avaliar os novos poços para "determinar exatamente o potencial" das reservas e escolher os melhores parceiros para iniciar a exploração. "É uma grande região do nosso país, onde podemos encontrar esse tipo de gás natural", destacou ele, informando ainda que há distintos tipos de gás que requerem métodos diversificados também.

O ministro acrescentou que em breve o México deixará de importar gás e  poderá desenvolver sua indústria petroquímica. Os últimos dados indicam que o país produz 46,2 bilhões de gás para um consumo de 54,1 bilhões. O pico de consumo ocorre durante o inverno.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto