Depois de paralisação relâmpago, operários e consórcio chegam a acordo parcial para retomar obras do Estádio Nacional

26/10/2011 - 18h23

Da Agência Brasil

Brasília - Operários que trabalham na construção do Estádio Nacional, em Brasília – uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações de 2013 –, pararam suas atividades entre as 7h30 e as 10h30 de hoje (26). Eles fizeram a paralisação para reivindicar aumento no valor da hora extra e melhores condições de trabalho. Ainda pela manhã, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB) e o Consórcio Brasília chegaram a um acordo em relação a três dos sete itens da pauta de negociação. Mesmo assim, o trabalho foi suspenso durante o restante o dia de hoje. As obras serão retomadas amanhã (27).

Pelo o acordo, o consórcio – formado pelas construtoras Andrade Gutierrez e Via Engenharia - se comprometeu a adiantar para o início de novembro o pagamento de 40% do décimo terceiro salário. Os responsáveis pela obra também aceitaram conceder recesso de dez dias para os trabalhadores no final do ano. Segundo o presidente do STICMB, Raimundo Salvador, o consórcio concordou ainda em melhorar a qualidade da comida fornecida aos operários.

Entre as reivindicações que ainda dependem de acordo, está o aumento do valor pago pelo cumprimento das metas de produtividade. Os operários querem que o valor das metas represente 60 horas de trabalho, e não 20 horas, como é hoje. “Queremos aumento da produtividade, que hoje está bem abaixo da média nacional” disse Salvador.

Em nota, o Consórcio Brasília informa que negociando com uma comissão formada por oito representantes dos trabalhadores e dois representantes do STICMB. Segundo o consórcio, as negociações sobre os pontos mais complexos, como a distribuição de cestas básicas e a garantia de plano de saúde, ainda não foram concluídas. A expectativa dos empresários é chegar a um acordo em relação a todas as reivindicações nos próximos dez dias.

Trinta e oito por cento das obras do Estádio Nacional já estão prontas, de acordo com representantes do consórcio. Cerca de 3 mil operários, divididos em três turnos, trabalham na construção do estádio.

Edição: João Carlos Rodrigues