Khadafi e o filho serão enterrados em local secreto no deserto da Líbia

25/10/2011 - 6h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os corpos do ex-presidente da Líbia Muammar Khadafi e de Motassim, filho dele, serão enterrados hoje (25) em um local secreto no deserto líbio. A informação foi confirmada pelo Conselho Nacional de Transição (CNT), que assumiu o controle do país. A decisão de enterrar dessa forma é para evitar a peregrinação e as manifestações, segundo oficiais do conselho.

Testemunhas disseram que o corpo de Khadafi e de seu filho Motassim foram retirados de um frigorífico em Misrata, onde foram mantidos até ontem (24). Ambos foram mortos no último dia 20. A comunidade internacional pede uma investigação detalhada sobre as circunstâncias de morte, pois há desconfiança de que eles foram executados.

As autoridades líbias disseram ainda que a cerimônia de sepultamento será simples, mas seguindo os preceitos muçulmanos. No entanto, uma das orientações do islamismo já foi desobedecida: pela religião, o enterro deve ocorrer, no máximo, 24 horas depois da morte.

Por quatro dias, os corpos de Khadafi e Motassim ficaram expostos à visitação no conselho. Um dos filhos do ex-presidente líbio avisou que vai vingar as mortes do pai e do irmão. Parte da família Khadafi está abrigada no Níger e na Argélia.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto