Governo provisório da Líbia cria comissão para investigar morte de Khadafi

24/10/2011 - 12h59

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia anunciou hoje (24) que será criada uma comissão especial de inquérito para investigar as circunstâncias da morte de Muammar Khadafi, ex-presidente líbio, no último dia 20.  Em 15 dias, a comissão deverá apresentar uma conclusão. Há suspeitas de que Khadafi foi capturado vivo e depois assassinado. No corpo dele, há tiros na cabeça e no abdome.  

O presidente do conselho, Mustafa Abdul Jalil, disse que a comissão foi criada "para responder aos apelos internacionais" . No entanto, o governo provisório informou que não aceitará uma comissão internacional para apurar o assunto. Os corpos de Khadafi e do filho Mutassim estão em um frigorífico na cidade de Misrata.

Paralelamente, Saif Al Islam, o filho de Khadafi apontado como seu sucessor, enviou mensagens informando que está na Líbia e que continuará a liderar a "resistência até o fim para vingar a morte do pai”.

"A resistência continua. Estou na Líbia, estou livre e vou lutar até o fim para vingar a morte de meu pai", disse Al Islam, em mensagem na TV Arrai, da Síria. Parte da família de Khadafi fugiu para o Níger e a Argélia.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam//Edição: Graça Adjuto