Dilma oferece ajuda à Turquia após terremoto que matou mais de 200 pessoas

24/10/2011 - 14h16

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A presidenta Dilma Rousseff enviou hoje (24) mensagem de apoio e solidariedade ao governo e povo da Turquia em decorrência do terremoto de 7,2 graus na escala Richter, que atingiu o país ontem (23) pela manhã. Dilma também disse que o Brasil está disposto a colaborar com os turcos para a ajuda emergencial e nos esforços de reconstrução das áreas devastadas.

A mensagem da presidenta foi transmitida pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ao chanceler turco, Ahmet Davutoglu.  

“Em telefonema hoje [24] para o chanceler da Turquia, Ahmet Davutoglu, o ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, transmitiu ao governo da Turquia a pronta disposição do Brasil de prestar assistência emergencial e colaborar com os esforços de reconstrução”, informou o Itamaraty, em nota.

O comunicado do Itamaraty acrescenta ainda que o Brasil “manifesta ao governo e ao povo da República da Turquia sua solidariedade e as mais sinceras condolências pelas perdas humanas causadas pelo terremoto”.

O terremoto que atingiu ontem a Turquia, por volta das 10h41 (14h40 em Brasília), matou mais de 200 pessoas e deixou 1.090 feridos. Os tremores afetaram a região de Van, na fronteira da Turquia com o Irã. Na região vivem cerca de 380 mil pessoas, além das presenças constantes de turistas e visitantes. O local é conhecido por abrigar ruínas de construções em pedra que são período antes de Cristo. Também há produção de peles, cereais, frutas e vegetais.

 

Edição: Lílian Beraldo