Mais de 70% dos eleitores registrados na Tunísia compareceram a votação

23/10/2011 - 16h57

Da Agência Lusa

Brasília - Mais de 70% dos eleitores registrados na Tunísia compareceram hoje (23) para as primeiras eleições livres no país depois da queda do ex-presidente Zinedine El Abidine Ben Ali.

Com o Exército tunisiano na rua para manter a ordem, não foi reportada qualquer cena de violência perto dos locais de votação, onde centenas de observadores internacionais estão  monitorizando as eleições.

As mais recentes sondagens realizadas apontam para uma vitória do partido islâmico, banido há muitos anos na sequência do golpe de Estado que permitiu a Ben Ali garantir o poder durante mais de 20 anos.

A eleição de hoje servirá para eleger uma nova Assembleia Constituinte para rever a Constituição do país. Os resultados das eleições deverão ser conhecidos na terça-feira.

A Tunísia foi o primeiro país onde as manifestações contra um regime ditatorial depuseram o presidente, em janeiro, com o apoio de mulheres, antigos prisioneiros políticos, jovens descontentes que se muniram de mensagens na rede social Facebook para apelar à revolta e organizar manifestações.

Na sequência dos levantes no Oriente Médio - conhecidos como a Primavera Árabe – já deixaram o poder vários líderes de décadas, como o presidente do Egito, Hosni Mubarak, que esteve no poder mais de três décadas.