Líderes europeus saúdam fim da luta armada do ETA

23/10/2011 - 15h58

Da Agência Lusa


Brasília - Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) expressaram hoje (23) "grande satisfação" pelo anúncio do grupo separatista basco (ETA) do fim definitivo da ação armada, manifestando solidariedade à Espanha. Em nota aprovada por todos, os 27 líderes europeus "saúdam com satisfação o anúncio do fim da atividade terrorista do ETA feito no dia 20 de outubro".

"Esta é sem dúvida a vitória da democracia e da liberdade na Espanha e na União[Europeia]", refere ainda o texto, que foi modificado substituindo a expressão "luta armada" por "atividade terrorista".

Fontes do governo espanhol explicaram que a maioria dos líderes presentes aproveitou o encontro para felicitar pessoalmente ao presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, saudou igualmente o fim do ETA emodiscurso.

À margem da reunião europeia, Zapatero manteve ainda um breve encontro com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, a quem expressou "agradecimento" pela colaboração da França no combate ao terrorismo, segundo fontes diplomáticas.

No texto aprovado, o Conselho Europeu expressa "reconhecimento do governo a todos os partidos políticos, às forças de segurança, à administração judicial e à sociedade espanhola pela constância e determinação na longa luta contra a violência terrorista".

Além de saudarem a "inestimável cooperação e solidariedade europeia" no combate ao ETA, os líderes europeus dedicaram uma mensagem especial para as vítimas, "uma recordação que deve perdurar para que esta violência, que nunca deveria ter ocorrido, nunca volte".