Cinzas de vulcão chileno ainda atingem algumas regiões de Santa Catarina

19/10/2011 - 17h31

Lúcia Nórcio

Repórter da Agência Brasil

 

Curitiba – As cinzas do vulcão chileno Puyehue ainda estão sobre algumas regiões de Santa Catarina, mas em uma proporção menor que ontem (18). O radar meteorológico do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia constatou a ocorrência de cinzas no município de Campos Novos, no meio oeste do estado.

Segundo o meteorologista Clóvis Correa, as cinzas chegaram ao estado trazidas por jatos de ventos que se deslocam do Sul do Chile em direção ao Sul do Brasil. Elas, inclusive, atuaram como núcleos de condensação que favoreceram o processo de chuva em Santa Catarina na tarde e noite de ontem.

Já no litoral do Paraná, há relatos de moradores que telefonaram para o serviço de meteorologia do estado (Simepar) informando sobre uma fina camada de cinza sobre os carros no município de Paranaguá. No entanto, o meteorologista Paulo Barbieri não soube precisar se realmente se trata de cinzas vulcânicas, já que o fenômeno não foi observado por radares meteorológicos paranaenses.

“Temos ainda a opção de análise das cinzas, como já foi feito em Santa Catarina, mas isso ainda não ocorreu”, disse. O meteorologista confirma que a direção dos ventos, Sul-Sudeste, favorecem ao deslocamento de cinzas provenientes do Chile.

 

Edição: Aécio Amado