Abav critica situação dos aeroportos brasileiros e diz que empresas aéreas não respeitam parcerias

19/10/2011 - 18h37

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Carlos Alberto Amorim Ferreira, acusou hoje (19) as companhias aéreas de não respeitarem as parcerias com os agentes de viagem e de abusarem do poder econômico que têm para impor novas regras. Ao abrir o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, no Rio, Ferreira também criticou a situação dos aeroportos que, para ele, têm problemas sérios de infraestrutura.

“Cinco anos de caos aéreo e muito pouco foi feito até agora. A maioria dos aeroportos que vai receber os jogos da Copa já opera hoje com capacidade máxima. Além disso, a infraestrutura é uma situação preocupante. O Brasil bem-sucedido não pode dar espaço para improvisações, puxadinhos, remendos, para desafios que se apresentam urgentes hoje e que serão insustentáveis daqui a três anos [quando a Copa do Mundo de 2014 será realizada]”.

O presidente da Abav também lamentou os escândalos recentes em pastas estratégicas do governo sob suspeita de corrupção. “Estamos perdendo um tempo precioso, envolvidos em uma crise ética que parece não ter fim. Situações isoladas que colocaram sob suspeita entidades sérias paralisaram ações fundamentais para deixar o país pronto para 2014”.

Ferreira disse ainda que o Brasil não pode desperdiçar a oportunidade da Copa do Mundo e “repetir o fracasso dos Jogos Pan-Americanos no Rio, em 2007, que não deixaram nenhum legado para a população, não contribuíram para a melhoria da qualidade de vida do cidadão.” Ele completou dizendo que “uma cidade não é boa para o turista se não for boa para seus moradores”.

Com o tema Brasil Bem-Sucedido, Novas Oportunidades e Atitude para o Turismo, o Congresso da Abav deste ano terá palestras sobre empreendedorismo, novas tecnologias, entre outros temas.O evento vai até a próxima sexta-feira (21).

Edição: Lana Cristina