Nuvem de cinzas vulcânicas faz com que regularização dos voos na Argentina só ocorra dia 20

18/10/2011 - 7h18

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  Os voos de vários aeroportos da Argentina começaram a ser normalizados ontem (17) lentamente, apesar de a nuvem de cinzas do Vulcão Puyehue ainda permanecer em parte da região. No entanto, os aeroportos de Córdoba, Mendoza e San Luis ainda estão sem atividades. Especialistas informaram que a nuvem de cinzas chegou a Buenos Aires por meio de ventos do Oeste e Sudeste da Argentina.

As companhias aéreas estimam que a plena normalização dos voos só ocorrerá quinta-feira (20). Os passageiros que utilizam o Aerporto Internacional de Ezeiza (em Buenos Aires), o maior da Argentina, são informados sobre essa possibilidade.

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina divulgou boletim ontem à noite informando que o alerta foi reduzido, mas que a nuvem de cinzas ainda ronda a região metropolitana da capital. A Direção Meteorológica do Chile acrescentou que há uma tendência de a atividade vulcânica do Puyehue ser mantida por meses, sem prazo para encerramento.

No sábado (15), o surgimento da nuvem de cinzas do vulcão começou a afetar as atividades aéreas na Argentina, depois no Brasil e no Uruguai. No caso dos argentinos, houve o cancelamento de 146 voos. Na região da Patagônia, até a visibilidade nas estradas foi afetada por causa das cinzas do vulcão.

O secretário dos Transportes da Argentina, Juan Pablo Schiavi, disse que a previsão é que a normalização dos voos no país leve três dias. Ele recomendou que os passageiros entrem em contacto com as empresas aéreas.

*Com informações das agências públicas de notícias de Portugal, Lusa, e da Argentina, Telam//Edição: Graça Adjuto