Cinzas de vulcão chileno prejudicam também operações no aeroporto de Montevidéu, no Uruguai

17/10/2011 - 13h38

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As autoridades argentinas confirmaram hoje (17) que as cinzas do vulcão chileno Puyehue, que fica na Cordilheira dos Andes, atingiu também o Uruguai. De acordo com especialistas, a nuvem vulcânica afetou as operações do Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu. Pelo menos seis voos foram cancelados.

Na Argentina, as cinzas também prejudicaram pousos e decolagens, assim como no Brasil. Ontem (16), os argentinos começaram a perceber a nuvem vulcânica sobre Buenos Aires.

Por cerca de 50 anos, o Puyehue ficou adormecido. Em junho passado, o vulcão voltou à atividade. As erupções levaram as autoridades a esvaziar povoados vizinhos. Mas as nuvens de cinza afetaram mais a Argentina do que o Chile.

A região de San Martin de los Andes, um dos destinos favoritos dos turistas no inverno, ficou coberta por cinzas. Bariloche, conhecida por seus lagos e suas pistas de esqui, escapou por pouco: o aeroporto mais próximo foi fechado e quem comprou pacote de turismo teve que fazer boa parte da viagem por terra.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, a Telam.

Edição: Talita Cavalcante