Padilha rebate críticas e diz que Programa Academia da Saúde será ampliado

11/10/2011 - 18h58

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao comentar críticas relacionadas ao Programa Academia da Saúde, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse hoje (11) que o objetivo da pasta é atuar na prevenção de doenças e que o programa tem respaldo internacional.

A edição de hoje do jornal O Globo trouxe reportagem questionando o uso de recursos do Piso Nacional da Saúde para custear as 2 mil academias da saúde, no lugar de serem destinados ao atendimento básico.

“O programa é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Um estudo que o ministério fez no primeiro semestre mostrou que, nos projetos piloto, tivemos uma redução de até 50% do uso de medicamenos entre as pessoas que fizeram parte desse programa”, destacou Padilha.

Durante a apresentação de um conjunto de ações para o enfrentamento da dengue no próximo verão, o ministro ressaltou ainda que, no caso do projeto piloto de Belo Horizonte, foi comprovado que uma academia da saúde gerou uma economia equivalente ao gasto com 30 leitos de hospital.

“A ação de prevenção, além de garantir qualidade de vida para as pessoas, é uma ação de quem quer fazer uma boa gestão”, disse. “Vários projetos em algumas cidades são bastante reconhecidos e, por isso, o ministério vai propagar esse programa por todo o Brasil. Isso aqui é o Ministério da Saúde, não da doença. É um ministério que busca a prevenção, a melhoria da qualidade de vida e vai sim multiplicar um programa bastante reconhecido”.

 

Edição: Rivadavia Severo