Democracia e preservação de liberdade colaboram para desenvolvimento econômico, diz empresário

10/10/2011 - 6h53

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os impactos da crise econômica mundial, a democracia e as políticas sociais foram assuntos discutidos pelo Conselho de Empresários da América Latina (Ceal), que se reuniu no período de 5 a 7 deste mês em Guayaquil, no Equador. O presidente do grupo brasileiro do Ceal, Ingo Plöger, disse que a discussão econômica passa pela garantia das liberdades de opinião, de imprensa e de expressão, assim como dos direitos humanos.

“Definitivamente as responsabilidades passam pelas ações dos empresários, do Estado e também da sociedade  e isso só ocorre se houver a preservação das liberdades e dos direitos, ou seja, da democracia plena”, disse Plöger.

O presidente do Equador, Rafael Correa, e os ex-presidentes Alvaro Uribe (Colômbia) e Alan Garcia (Peru) participaram dos debates com os empresários. Apesar de entre si terem opiniões divergentes, os três concordaram que a democracia é a sustentação para o desenvolvimento econômico.

Garcia elogiou a liberdade de imprensa e seus valores. Segundo ele, deve ser ampliada a integração econômica na América Latina e reduzidas as diferenças sociais.  Para o ex-presidente peruano, isso ocorrerá apenas se houver uma parceria mais intensa entre os governos e empresários da região.

Edição: Graça Adjuto