Especialistas da Aiea vão ajudar a descontaminar área perto de usina no Japão

07/10/2011 - 10h11

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) enviou uma equipe de especialistas ao Japão. Até o dia 15, os peritos irão acompanhar e orientar os trabalhos referentes à contaminação radioativa na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país. Em consequência do terremoto seguido do tsunami, de 11 de março deste ano, houve explosões e vazamentos radioativos na região.

Ontem (6) 12 especialistas da Aiea deixaram Viena, na Áustria, em direção ao Japão. Os peritos têm experiência em atividades de descontaminação em áreas atingidas pelo acidente nuclear de Chernobyl em 1986 – a usina localizada na Ucrânia foi atingida por uma explosão causada em um dos reatores. Até hoje a área em torno da usina é considerada de alto risco.

A equipe de peritos será chefia por Juan Carlos Lentijo. Segundo ele, o esforço feito pela equipe é para que o Japão consiga encontrar meios de conter os riscos gerados pela radiação. Lentijo disse a equipe vai apresentar propostas para compartilhar com os especialistas do Japão. A ideia é sugerir medidas de descontaminação a autoridades japonesas e aconselhar moradores.

Várias cidades ao redor de Fukushima foram esvaziadas pelas autoridades japonesas na tentativa de conter as ameaças causadas pelos acidentes radioativos. Crianças e idosos são monitorados constantemente. Os vegetais e a carne produzidos na região foram proibidos para o consumo e a venda.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Japão, a NHK // Edição: Juliana Andrade

Edição: Juliana Andrade