Festival do Rio 2011 começa hoje com muitos filmes que não entrarão em circuito comercial

06/10/2011 - 16h52

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Começa esta noite (6) com a exibição do novo filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar, A Pele Que Habito, a 13ª edição do Festival do Rio 2011. A mostra reúne 350 filmes de 60 países, que serão exibidos em 46 locais, entre salas de cinema e praças públicas. “O festival fica maior e melhor a cada ano”, disse à Agência Brasil o presidente da RioFilme, Sergio Sá Leitão. A RioFilme, patrocinadora do festival, é uma empresa pública ligada à prefeitura carioca que se dedica ao fomento e à distribuição de produtos audiovisuais.

Além dos filmes estrangeiros, o festival apresenta um programa diversificado da produção nacional, que poderé ser conferido na mostra competitiva e na mostra Novos Rumos, dedicada aos novos talentos. Segundo o presidente da RioFilme, o festival têm três aspectos importantes. O primeiro, em relação ao mercado, com a promoção de seminários, workshops e rodadas de negócios. “É uma porta de entrada no mercado brasileiro e latinoamericano para produtores, distribuidores e agentes de venda internacionais”, disse Leitão.

Para os aficcionados, é a chance de assistir a uma boa seleção de filmes, escolhidos entre o que há de melhor no cinema internacional. “A programação é garimpada nos festivais de Berlim, Cannes, Veneza, Toronto, no Festival Sundance, no Tribeca”. Leitão enfatizou que a maior parte dessas produções não entrará em circuito comercial no Brasil.

A terceira característica é a de inclusão social, já que um dos objetivos do festival é, justamente, democratizar o acesso do público. Dez sessões do desenho animado Rio, do brasileiro Carlos Saldanha, estão programadas para a Cidade de Deus e as favelas do Morro do Salgueiro e da Maré. Também serão exibidos dez filmes do festival no Cine Carioca, construído pela prefeitura dentro da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro do Alemão, na zona norte da cidade. O cinema é dotado de projetores para exibição de filmes em três dimensões (3D) e os ingressos são vendidos a preços populares.

A 13ª edição do Festival do Rio ainda programou mostras específicas, como a dedicada ao diretor italiano Dario Argento e a que homenageia o cinema israelense. Também estão previstas mostras temáticas, como as dedicadas ao cinema gay (temática homossexual), aos filmes de terror e aos documentários sobre música, como o do cineasta Martin Scorsese sobre o ex-Beatle George Harrison.

A expectativa dos organizadores é reunir 250 mil pessoas, incluindo as sessões de exibição e os debates. A programação completa pode ser baixada na internet, na página oficial do Festival do Rio 2011.

Edição: Vinicius Doria