Massa de ar frio da Argentina provoca queda de temperatura no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

04/10/2011 - 10h20

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – A temperatura caiu na manhã de hoje (4) na Região Sul. Em Urubici, município localizado na serra catarinense, os termômetros marcam 1 grau Celsius (°C). Em São José dos Ausentes, no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, a temperatura caiu para 3°C. Segundo o meteorologista Gil Russo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar frio procedente da Argentina atingiu durante a madrugada os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. “Ela se dissipa rapidamente e amanhã já volta a fazer calor nesses dois estados, com temperatura máxima próxima de 30°C.”

A previsão do Inmet para hoje é tempo nublado com chuva apenas no leste do Paraná. Há um alerta do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri) para a ocorrência de ventos fortes no estado nas próximas horas, de 45 e 50 quilômetros por hora (km/h), com rajadas que podem chegar a 60 km/h. A ventania pode provocar agitação marítima, com ondas até 3 metros, principalmente de Itajaí a Passo de Torres. O tempo fica estável com sol e aumento de nuvens na área de pesca.

No Paraná, o serviço de meteorologia do estado (Simepar) registra temperaturas baixas nas áreas de divisa com Santa Catarina e em toda a faixa leste. Nessas regiões, a temperatura está abaixo dos 10°C. Na faixa norte do estado, o sol predomina e o tempo está agradável.

Segundo o meteorologista Gil Russo, a temperatura deve cair muito na Região Sul no próximo final de semana. Isso se deve à chegada de uma frente fria, que deve atingir o Rio Grande do Sul e Santa Catarina no sábado (8) e no domingo (9) e chegar ao Paraná na segunda feira (10).

Edição: Juliana Andrade