Sindicato estima que adesão à greve dos bancários no Paraná chegue a 85%

03/10/2011 - 9h45

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – No Paraná, a semana começa com 85% dos bancários em greve, segundo avaliação do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região. Os dez sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Paraná (Fetec-PR) contabilizam 619 agências com as portas fechadas, mobilizando cerca de 20,5 mil bancários em todo estado. A categoria se reúne em assembleia para avaliar a paralisação, hoje (3), às 17h, no Espaço Cultural Esportivo.

O presidente da federação, Elias Jordão, ressaltou que no Paraná aumenta a cada dia o número de agências fechadas e de trabalhadores mobilizados. Ele destacou ainda a grande adesão de trabalhadores de bancos privados à paralisação.

Os bancários reivindicam reajuste de 12,8%. Esse percentual representa, de acordo com a categoria, 5% de aumento real mais a inflação do período. Além disso, os trabalhadores querem a valorização do piso, maior participação nos lucros e resultados (PLR), abertura de contratações, fim da rotatividade, combate ao assédio moral, extinção de metas que consideram abusivas, mais segurança, igualdade de oportunidades e melhoria do atendimento aos clientes.

Edição: Juliana Andrade // Matéria alterada para correção de informação às 9h01 do dia 4/10/2011