Israel aceita dialogar com palestinos, mas rejeita "condições prévias"

02/10/2011 - 12h36

Da BBC Brasil

Brasília - O governo de Israel divulgou neste domingo (2) uma nota em que acolhe a sugestão de Estados Unidos, União Europeia, Rússia e das nações Unidas (ONU) de negociar um acordo de paz diretamente com os palestinos. A nota, divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, "saúda o apelo do quarteto por negociações diretas", mas ressalta que o diálogo deve ocorrer "sem condições prévias".

Tais condições são um dos pontos de discórdia entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina, que reivindica o congelamento da construção de assentamentos judeus na Cisjordânia e a aceitação das fronteiras de 1967 como base para um acordo.

A nota de Israel é a primeira manifestação formal desde que o quarteto para o Oriente Médio pediu a retomada das negociações, no dia 23 de setembro, após a reivindicação de reconhecimento do Estado palestino na ONU. Em entrevista à BBC, dias após o pedido, o premier Benjamin Netanyahu disse que concordava em negociar a paz diretamente com os palestinos, desde que sem a imposição de condições.