Inmet prevê mais chuva forte e queda de granizo no Paraná e em Santa Catarina

02/10/2011 - 13h50

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para o fim da tarde deste domingo (2) chuva forte com queda de granizo em áreas isoladas do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, onde ventos intensos destelharam casas e diversas cidades foram atingidas por temporais, a chuva deve atingir as regiões central e norte, porém, com fraca intensidade. Poderá ocorrer chuva passageira no sudeste do estado.

O município de Hulha Negra, a 371 quilômetros de Porto Alegre, foi um dos mais afetados pelas chuvas deste fim de semana, com cerca de 500 casas atingidas. O número de consumidores sem luz caiu, nesta manhã, para 6,8 mil, segundo informações da Distribuidora Gaúcha de Energia Elétrica, AES Sul, pelo Twitter. Ontem (1º), 26 mil consumidores ficam sem energia em muitos municípios do estado.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) mantém o aviso de atenção. Entre o fim da tarde e noite de hoje, chuvas fortes atingirão o centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, principalmente as capitais Florianópolis e Curitiba.

O serviço de meteorologia do Paraná (Simepar) confirma que são esperadas chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas (raios). As temperaturas não sobem muito, se comparadas às dos últimos dias. Em Curitiba, que ontem registrou o dia mais quente do ano, com os termômetros atingindo 33 graus Celsius (ºC) , a temperatura máxima não deve passar hoje dos 21ºC.

Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, já é possível observar o deslocamento da nebulosidade causada pela frente fria em direção ao estado de São Paulo. Com isso, a semana começa com uma melhora nas condições do tempo no Paraná.

Edição: Vinicius Doria