Festival em SP apresenta obras contemporâneas de artistas de países em desenvolvimento

02/10/2011 - 18h36

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A produção contemporânea de artistas de países da América Latina, África, do Leste Europeu, Oriente Médio, da Ásia e Oceania estão presentes este ano no 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil, que se estende até janeiro de 2012 nas unidades do Sesc Belenzinho e Pompeia e na Pinacoteca do estado de São Paulo, na capital paulista.

Ligado à videoarte, o festival inova este ano ao apresentar outras linguagens na mostra Panoramas do Sul, exposição que reúne a produção de 101 artistas no Sesc Belenzinho. Além dos vídeos, a mostra é composta por performances, instalações, objetos, publicações, pinturas, fotografia e outras experiências artísticas.

“É um festival que tem o papel claro de incentivar e inserir a produção de países em desenvolvimento no circuito internacional das artes. Ele também cumpre o papel de trazer para a cidade de São Paulo a possibilidade de entrar em contato com obras de artistas emergentes e internacionais”, disse a curadora-geral do festival, Solange Farkas.

Os participantes da mostra Panoramas do Sul foram escolhidos entre 1.295 inscritos e concorrem a um prêmio no valor de R$ 45 mil e a oito prêmios de residência artística. As obras selecionadas abordam, segundo Solange, temas variados, mas em muitos casos trazem também uma reflexão sobre a situação atual desses países da Região Sul. “Temos recortes políticos, trabalhos que comentam situações de conflito – como as obras dos artistas do Oriente Médio e trabalhos da América Latina que respondem, de certa forma, às questões sociais, culturais e políticas dessas regiões.”

Durante o festival, também serão realizadas ações educativas, com palestras, cursos e seminários para o público interessado. Mais informações sobre o festival podem ser encontradas no seguinte endereço eletrônico: http://www.videobrasil.org.br/17

Edição: João Carlos Rodrigues