Egípcios preparam para hoje dia de protestos contra o governo interino do país

30/09/2011 - 8h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Egito deve enfrentar hoje (30) um dia de protestos contra o Conselho Supremo das Forças Armadas, que comanda o país desde a renúncia do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak em 11 de fevereiro deste ano. Os manifestantes exigem o cumprimento de metas referentes à adoção de medidas democráticas, como o fim do estado de emergência e da extensão dos poderes que o próprio conselho se concedeu.

No começo desta semana, o conselho confirmou a data de 28 de novembro para as eleições parlamentares do Egito. No entanto, a coalizão de partidos egípcios comandada pelo grupo islâmico Irmandade Muçulmana ameaça o processo eleitoral com um boicote.

O bloco Aliança Democrática se opõe a uma medida que destina um terço das vagas em disputa a candidatos independentes. A atuação da Irmandade Muçulmana era proibida durante o governo do ex-presidente Hosni Mubarak.

Os líderes do bloco fixaram prazo até domingo (2) para o Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito, que comanda o país, atender às exigências deles. O processo eleitoral egípcio é complexo e envolve 12 etapas. A previsão é que seja encerrado apenas em dezembro. As eleições presidenciais estão previstas para 2012, mas não há uma data definida.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.

Edição: Talita Cavalcante